1. Introdução: O Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que visa contribuir para o fortalecimento do movimento nacional das Organizações da Sociedade Civil (OSC) intervenientes na area dos direitos da criança em Moçambique.

O ROSC desenvolve actividades em cinco áreas estratégicas nomeadamente: (i) Coordenação para o Estabelecimento do ROSC; (ii) Desenvolvimento de Capacidades das OSC, incluindo de Redes Provinciais de Protecção da Criança2; (iii) Monitoria e Advocacia de Politicas Sociais; (iv) Produção e Partilha de Informação; e Fortalecimento de Parcerias.


No âmbito das suas actividades o ROSC com apoio do UNICEF, propõe a criação de um espaço virtual de gestão de conhecimento e informação que reúna e compartilhe leis e políticas nacionais e internacionais, boas práticas e ferramentas que possam influenciar as agendas nacionais em relação à proteção da criança, um hub desenvolvido num painel e integrado ao site da Better Care Network (BCN) que será acedido por profissionais estatais e não-estatais com foco nos seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste, e São Tomé e Príncipe.

Referenciar que a Better Care Network (BCN) é uma afiliação de organizações que tem o mandato de facilitar a troca de informações sobre crianças sem assistência familiar adequada e defender políticas tecnicamente sólidas e acções programáticas a nível global, regional e nacional. Nesta era de compartilhamento de informações baseadas na web, a BetterCareNetwork.org é um recurso importante para os estados e parceiros não-estatais. Atualmente o site fornece informações valiosas nos seguintes idiomas: inglês, espanhol e francês.

Com vista a garantir que esta hub funcione com a qualidade esperada no que tange a reposição de informação de qualidade, o ROSC pretende contractar um(a) oficial de gestão de conhecimento que terá como principal responsabilidade alimentar a secção do BCN na língua portuguesa com informação atinente ao desenvolvimento da criança nos pais de expressão em língua portuguesa.

Objectivos da posição

• Colectar informação sobre os direitos da criança nos PALOP e manter a secção em Português do BCN funcional.

(i) Mapear as instituições produtoras e provedoras de informação e conhecimento em cada país (sites da Internet, Governo, Judiciário, Academia e ONGs);

(ii) Estabelecer contactos com organizações chave a nível de país: Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe - base de dados concluída;

(iii) Estabelecer memorandos de entendimento em cada país com pelo menos 2 instituições produtoras de informação (Governo e Sociedade Civil) que irão alimentar a secção portuguesa do BCN;

(iv) Manter contacto e comunicação constante com a gestora do BCN;

(v) Assegurar a correcta tradução da informação que será introduzida no BCN;

(vi) Documentar o processo da implementação das actividades-relatórios mensais;

• Contribuir na produção de informação relevante para os membros e parceiros e divulgá-la através das plataformas de partilha de informação do ROSC;

• Preparar e coordenar o lançamento da secção em Português do BCN

Procedimentos de candidaturas:

Todos os interessados deverão submeter (CV e Carta de motivação) até 15 horas do dia 02 de Dezembro do ano em curso para o seguinte endereço electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Ou encaminhar para o seguinte endereço: Maputo, Bairro da Polana, Avenida Mao Tsé Tung nº 1097, esquina com Avenida Valetim Siti.

NB: O ROSC reserva-se ao direito de contactar apenas os candidatos selecionados.

Abaixo, encontre o link para aceder aos Termos de Referência para Um(a) Oficial de Gestão de Conhecimento:
https://drive.google.com/file/d/1fyliaVeZ44hcMtHzKcJgWFdnL-YxXb3O/view?usp=drivesdk

Fotografia: Desconhecido