“Gostava de ser médica” – afirma Eugénia Daniel Cossa

Chamo-me Eugénia Daniel Cossa e tenho 16 anos de idade. Estudo na Escola Secundária da Zona Verde, onde frequento a 11ª classe.
Vivo no Bairro São Damanso com os meus pais e irmãos. A minha mãe sempre me incentiva a estudar para que eu tenha um futuro melhor que o dela. Ela me contou que o sonho dela é me ver formada e com diploma nas mãos.

Quero tanto poder ser um orgulho para a minha mãe, por isso estou a estudar e a me esforçar para ter boas notas e nunca chumbar.
Muita das vezes que me perguntam o que eu gostaria de ser no futuro, eu responde que tenho dois sonhos que gostava de realizar se possível. Gostava de me formar em Medicina e ser médica, mas, também gostava de ser estilista, porque gosto muito de costurar e inventar vários estilos com a capulana e tecido de seda.

Estou consciente que para eu poder realizar estes sonhos terei que estudar muito e espero que os meus pais me ajudem como sempre tem feito.

Uma outra coisa que me deixa bastante inquieta tem a ver com os nossos direitos. Tenho verificado que os nossos direitos são violados constantemente nesta época da Covid-19, pois ainda vejo crianças a venderem produtos na rua sem máscaras e expostas a doença, o que é errado.

Quero apelar a quem de direito (pais, encarregados de educaçaõ e ao governo) para que não violem os nossos direitos e nos ajudem a concretizar os nossos sonhos.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda