Em celebração ao Dia Internacional da Mulher o Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança – ROSC empresta mais uma vez a sua página para dar voz a nossas mulheres e, desta vez cabe a Maria José Arthur, Feminista, WLSA Moçambique, deixar a sua mensagem para este dia......

Origem do Dia Internacional da Mulher

Há várias explicações para a origem do Dia Internacional da Mulher ser 8 de março.

Uma delas é a própria luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas. Junte-se a isso, ao movimento sufragista que reivindicava o direito ao voto.

Há quem afirme que a data foi proposta por causa de um incêndio em 1857, numa fábrica em Nova York. No entanto, este acidente nunca existiu e o mais provável é que se fizesse referência a um sinistro ocorrido na mesma cidade em 1911.

Na verdade, o 8 de março foi escolhido porque neste dia, em 1917, as mulheres russas protestaram exigindo melhores condições de vida. A manifestação reuniu mais de 90 mil pessoas e data se tornou oficial em 1917.

Em 1977, a ONU reconheceu esta data como o Dia Internacional da Mulher (Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-mulher/)

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda