O Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança – ROSC vem através das suas mascotes (Rosquinha e Rosquinho) deixar uma mensagem para este dia que se assinala hoje.


Assinala-se outro mês de comemoração da Mulher, agora celebrando o Dia da Mulher Moçambicana em virtude da recordação do aniversário da morte de Josina Machel mulher moçambicana, combatente da liberdade e heroína nacional.

Neste dia especial, a nossa consciência não nos permite qualquer celebração. Estamos aos prantos, …. Quando verificamos o triste cenário que as crianças, raparigas e mulheres moçambicanas vivem em virtude dos ataques armados que destroem a esperança de um futuro brioso nesta pátria de heroínas.


O que celebramos afinal?
Quando as capulanas da minha mãe já não servem para cobrir e embelezar o seu corpo mas sim para limpar lágrimas de dor e de tristeza pela destruição da sua casa, de escolas, de machambas e morte de pessoas amadas.


Quando as capulanas coloridas ganham apenas a cor de sangue e servem para tapar a nudez da desgraça vivida por nós crianças, raparigas e mulheres de Cabo Delgado.


Quando o brilho no olhar das nossas mães é de desespero por falta de comida e abrigo. Quando no lugar da esperança assistimos impávidos o desespero, a agonia alastrando-se de forma vertiginosa entre as pessoas que amamos, respeitamos, admiramos. Nossa comunidade destruída, estamos com medo!


São gritos de socorro que vem de todos lados, são charcos de lágrimas que inundam as nossas almas cheias de dor quando precocemente contemplamos cenários de destruição, de morte de outras crianças e das pessoas que nos protegem. não compreendemos o que está a acontecer? Queremos, protecção, abrigo, amparo. Socorro!


Esta impotência afecta-nos em todos os sentidos.


Queremos respostas. Acções, Liberdade, Segurança, Paz!


Queremos o fim da Guerra em Cabo Delgado!

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda