A campanha Sou Ntavase é baseada em histórias de vida verídicas de vítimas e sobreviventes da violência sexual. Tem como objectivo, falar, agir, cuidar das sobreviventes e chamar atenção a sociedade moçambicana para que se posicione e repudie todas as formas de violência praticado contra meninas, raparigas e mulheres, com enfoque para violência sexual e acima de tudo, procurar responsabilizar as instituições públicas, a sociedade em geral na tomada de medidas concretas para acabar com este mal que assola as mulheres, raparigas e meninas.


Acompanhe abaixo, a primeira parte do caso de violação sexual que a campanha Sou Ntavase tomou conhecimento e de tudo está a fazer para assistir, acompanhar e dar seguimento.


*Homem de 39 anos viola sexualmente uma menor 12 anos na Vila da Bela Vista, província de Maputo*

A Sou Ntavase tomou conhecimento do caso de violação sexual perpetrado por um adulto de 39 anos, seropositivo, contra uma menor de 12 anos, no dia 30 de Outubro de 2020, em Bela Vista, Matutuine e está a acompanhar o mesmo até fazer cumprir a lei.

O violador, conhecido por todos na vila como Tio Carlitos, é proprietário de um salão de beleza e alicia suas vítimas, crianças, oferecendo mechas e dinheiro em troca de sexo. Não foi diferente com a nossa pequena Ntavase. O tio Carlitos ofereceu-lhe alguns pacotes de mechas e a acompanhou para uma casa vizinha para fazer as tranças, orientando a menina para que o procurasse no dia seguinte para lhe mostrar como é que havia ficado (o antes das tranças e o depois de ter trançado).

Quando a menina foi mostrar como haviam ficado as tranças, o violador disse que ela não deveria contar a ninguém quem pagou pelas tranças e em troca ele queria namorar com a menor, o que prontamente a menina disse não e ele insistiu na ideia.

Após alguns dias, a menina foi visitar os tios que também vivem na vila e dois dias depois, no sábado, dia 30 de Outubro de 2020, a menina desapareceu da casa dos tios por volta das 18 horas e só apareceu no dia seguinte às 6 horas da manhã, toda ensanguentada.

A menina contou aos tios que saiu de casa para brincar com algumas amiguinhas na vizinhança e uma delas pediu que a acompanhasse até a vila. Lá ela encontrou o Tio Carlitos que a levou a força para o seu salão, trancou a porta, amarrou-lhe a boca e a violou sexualmente durante toda a noite. Só abriu a porta pela manhã para ela ir embora.

Ntavase não foi a única vítima do violador Tio Carlitos. Ele é conhecido e temido por toda a população da Bela Vista por aliciar e violar menores de idade. Infelizmente, o violador continua solto e a população teme que ele continue a violar mais raparigas, visto que a polícia daquela localidade mesmo tendo conhecimento dos actos do perpetrador, nada faz para travar o homem.

Queremos convidar ao Internauta a continuar a seguir esta história na próxima semana (quarta-feira, como tem sido habitual) e saberá um pouco mais na segunda parte desta história, que irá mostrar a revolta da população da Vila da Bela Vista perante estas violações e a cumplicidade das instituições públicas que até ao momento não tem se mostrado eficaz. Esperamos que o prezado Internauta se junte a causa e nos ajude a massificar e a divulgar este caso e a pedir justiça para a Ntavase.

“JUSTIÇA À NTAVASE”!