Hoje, 11 de Outubro, comemora-se mundialmente o Dia Internacional da Rapariga. Esta data foi instituída em 2011 pela ONU - Organização das Nações Unidas, através da Resolução 66/170, com o objetivo de promover a protecção dos direitos das meninas e raparigas no mundo e acabar com a vulnerabilidade, a discriminação e a violência que as mesmas sofrem. Em 2012 celebrou-se a data pela primeira vez.


Para o presente ano (2021), Moçambique comemora esta data sob o lema “Eu Sou Capaz” chamando a atenção a todos para a necessidade de continuar a proteger os direitos da rapariga.

Nesse contexto, o Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança – ROSC e seus Membros felicitam a todas as raparigas do mundo, de forma particular a todas as raparigas moçambicanas pela celebração do seu dia e reconhecem que apesar dos ganhos significativos alcançados nas variadas áreas, ainda persistem muitas desigualdades e desafios contra este grupo social.

Reiteram ainda que, para além da celebração deste dia, o 11 de Outubro é um dia para reflectir a respeito destas desigualdades que ainda estão presentes na vida das meninas e das raparigas em Moçambique.

Relembram ainda que, este deve ser o momento de reforçar a ideia de que todos devemos nos engajar mais para continuar a lutar contra as práticas nocivas e injustiças sociais que normalizam as desigualdades e a violência que as raparigas e mulheres sofrem e acima de tudo, repensar nas atitudes positivas para que se possa construir uma sociedade livre das desigualdades e preconceitos contra o género.