VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES GRÁVIDAS NOS HOSPITAIS
É deste modo que o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, reagiu na última sexta-feira (15), em entrevista concedida aos mídias, face a pressão das organizações da sociedade civil que na última terça-feira (12), se pronunciaram em conferência de imprensa e apresentaram a sua posição sobre os casos de denuncia e registo de violência contra mulheres e bebés no pré-natal, parto e pós-parto nos hospitais de Maputo.


Na posição as OSC repudiam e protestam contra a violência, contra os maus tratos e contra o tratamento degradante a que mulheres estão submetidas no período pré-parto, parto e pós-parto nos hospitais do país e exigiram uma intervenção das autoridades da Saúde para investigar os casos reportados e responsabilização criminal.

Durante a entrevista, Armindo Tiago, afirmou que no sector da saúde sempre existiram falhas e que qualquer que seja a falha, devia ser imediatamente reportada para devido seguimento pelo sector de inspeção da saúde e, que a mesma faria deligências necessárias no sentido de responsabilizar as pessoas envolvidas nestas falhas.

O dirigente fez saber que “seremos implacáveis contra aqueles que se desviam da ética e da deontologia profissional,” – Frisou Armindo.
Para finalizar, informou aos mídias que o seu sector tinha em mãos casos concretos de processos disciplinares e criminais que envolviam os profissionais de saúde.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda