Esta observação foi feita pela Representante do Observatório da Juventude, Dra. Gina Sitoe, durante o evento de Coordenação do Movimento Eu+, movimento de divulgação massiva da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras.


O evento foi realizado de forma Híbrida (Presencial e Virtual), no dia 15 de Junho de 2022, no Hotel Terminus em Maputo. Participaram do encontro membros e pontos focais do Movimento EU+, em representação de cada uma das 10 províncias do país.

O encontro tinha como objectivo principal colher opiniões e pontos de vista dos diferentes steakhoulder’s, considerando a especificidades de cada um no que tange a elaboração dum Plano de Acção do Movimento EU+ mais inclusivo.

Coube ao Consultor Pedro Muiambo, fazer a apresentação do Draft do Plano de Acção do Movimento EU+. Muiambo começou por destacar os principais pilares focados nas raparigas e rapazes, líderes comunitários, mobilizadores sociais (músicos e desportistas), transportadores semi-colectivos e de longo percurso, sector privado, ONG’s, OCB’s, jornalistas, Governantes e Parlamentares.

Após a apresentação do Plano de Acção do Movimento Eu+, seguiu-se a vez do debate, a apresentação das dúvidas, comentários e acréscimos feitos pelos participantes, tanto os virtuais, como os participantes predsenciais.

Victor Maulana, Presidente da Associação Amigos da Criança Boa Esperança-ACABE de Niassa, disse que “Agradecemos a oportunidade de estarmos aqui a partilhar o que estamos a fazer nas nossas organizações no âmbito das uniões prematuras e nos sentimos incluídos na elaboração desse plano, pois permite-nos conhecer e saber o que os outros colegas estão a fazer em sua províncias de proveniência.”

Por sua vez, Gina Sitoe, do Observatório da Juventude, referiu que ‘’É um plano que nos traz a voz das comunidades, dos jovens, das raparigas e do governo através das várias organizações da sociedade civil aqui representadas e isso se manifestou aqui através das várias actividades sugeridas neste plano e assim poderá se materializar e ter bons resultados no que se refere ao combate contra as uniões prematuras.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda