O segundo dia de trabalho no âmbito da partilha e troca de experiências com outras OSC e Governo Local na Espanha pelo ODC, foi marcado pela visita do ODC ao Governo da Catalunha representado pela Secretária Geral das Políticas da Infância em Catalunha, Nuria Valls, a Directora Geral da Infância e Adolescência da Catalunha representado Sra. Ester Cabanes, que também preside o Observatório de Infância da Catalunha e o Coordenador do Observatório da Infância da Catalunha, Joao Lossaba.


Em representação do Governo da Catalunha, a Secretaria Geral das Políticas da Infância em Catalunha, Nuria Valls deu as boas vindas ao ODC e reiterou que o seu Governo tem interesse em saber a situação da criança a nível global e documentar e ou ver áreas de interesse entre as partes pelo que esta troca de experiência é deveras importante para que se faça um trabalho conjunto.

A Directora Geral da Infância e Adolescência da Catalunha, Ester Cabera mostrou abertura para trabalhar na mentoria da construção de Bases de Dados para que ajudem os Governos a construir projectos de resiliência no quadro de resposta a emergências humanitárias.

Cabera, informou que em 2013 foi criado o Pacto da Infância, um instrumento que contém os principais indicadores que orientam a colecta de dados para regular a situação das crianças. Apesar deste instrumento ter sido criado, o mesmo mostra ser um desafio para a colecta permanente de dados e garantir que cada instituição cumpre o seu papel de prover em tempo real informação mais actualizada.

Por seu turno, em representação do ODC, a Directora Executiva do Centro de Capacitação da Sociedade Civil (CESC), Paula Monjane, referiu que o ODC estava muito interessado em aprimorar a sistematização e harmonização do processo de colecta de dados que possa permitir a definição clara dos indicadores sobre a situação da criança.

Adiante, Monjane acrescentou que “é necessário um maior engajamento estratégico do Governo no trabalho contínuo de actualização da situação da criança com vista a melhorar as estratégias de trabalho para a salvaguarda e protecção da Criança.”

IIª PARTE DO DIA: Encontro com os Meninos representantes do Observatório de Infância da Catalunha

Rim Kanimicla e Julia referiram que o Conselho Nacional de Meninos e Meninas tem representações em todos os distritos e que a principal missão daquele conselho é de colher as ideias e percepções das raparigas e rapazes e levá-las ao Conselho Municipal com vista a influenciar o processo de tomada de decisão. As representantes realçaram que o direito a voz e de ser ouvidas na Assembleia da Catalunha e a elaboração do Pacto da Infância são as principais conquistas do Parlamento Infantil da Catalunha.

Já no fim do dia de trabalho a Directora Executiva do ROSC, realçou que para o ODC é prioritário dar voz às crianças. A activista social ficou inspirada no modelo de trabalho e de liderança do Observatório de Infância da Catalunha, que é liderado pelas próprias crianças, permitindo uma maior representatividade em todo o território Catalao e da Espanha.

O ODC é uma iniciativa do ROSC e do CESC com o apoio da União Europeia.