Chamo-me Domingas Moisés Chilundo e tenho 16 anos de idade. Frequento a 11ª classe na Escola Comunitária da Nossa Senhora do Livramento. Eu vivo com os meus pais e irmãos no Bairro São Damanso, na Matola.

Eu tenho dois sonhos. Gostaria de ser Arquitecta e ao mesmo tempo ser Artista Plástica. Gosto muito de desenhar a mão, pois com o lápis e uma folha em branco, faço desenhos que as vezes nem acredito que fui eu que fiz.

A disciplina de desenho é a que mais gosto de assistir em relação as outras disciplinas, mas isto não significa que não dou importância as outras. Estou ciente que para chegar aonde quero chegar, terei que estudar muito, ter foco e me posicionar para poder conquistar os meus sonhos.

Eu tenho muito orgulho dos meus pais, porque desde cedo me ensinaram que tenho direitos e deveres, por isso apelo aos pais e encarregados de educação para respeitarem os direitos das crianças, principalmente nesta época da Covid-19.

Já antes da Covid-19 os direitos das crianças eram violados e temo que agora possa piorar ainda mais. Quando saio a rua ainda vejo muitas crianças a vender, a fazer trabalhos que não deveriam ser feitos por crianças e o pior é que essas crianças não tem protecção, não tem uma simples máscara para se proteger do Coronavírus.

Gostaria de pedir ao governo e aos encarregados de educação para serem mais responsáveis e começarem a respeitar os nossos direitos.

Para finalizar, gostaria que os governos encontrem a vacina para acabar com a Covid-19, pois acredito que as outras crianças, assim come eu mesma, gostaríamos de voltar a ter uma vida normal e de voltar a escola.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda