O Dia Mundial do Braille comemora-se anualmente a 4 de Janeiro. Esta data assinala o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade.

O Braille como meio de comunicação para as pessoas cegas (invisuais), tem ganho espaço na vida das pessoas que nasceram cegas ou que posteriormente acabaram ficando cegas (deficiência visual), que assim podem se comunicar e informar através da escrita e da leitura e exprimindo assim seus anseios, estudar, entre as variadas coisas.

Esta data serve também para consciencializar e reflectir sobre a importância deste meio de comunicação para os deficientes visuais ou com baixa visão para poderem se integrar na sociedade.

O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

É chamada a atenção aos encarregados de educação, aos tutores e pais, que por ventura tenham algum filho, familiar ou conheçam alguma criança deficiente visual, redobrem os cuidados e se esforcem mais para que os seus filhos ou crianças que tenham esta deficiência sintam-se apoiados e que ser deficiente visual não é uma doença(fonte: calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-braille)

Fotografia: Desconhecido

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda