“O trabalho infantil rouba às crianças a sua infância e impede o seu desenvolvimento.” Hoje, dia 12 de Junho, Moçambique e o mundo comemoram o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.


As celebrações desta data tem por objectivos promover reflexões sobre os direitos das crianças, consciecializar e alertar as populações para a realidade vivida por muitas crianças, as quais são forçadas a trabalhar ainda cedo, ao invés de brincar e estudar.

Para o presente ano (2021), as comemorações são celebradas sob o lema “Agir Já Para Acabar Com o Trabalho Infantil”, olhando para a necessidade de protecção da criança e dos seus direitos.

Em Moçambique as crianças constituem mais da metade da população e é preciso protegê-las contra a COVID-19 e outros males existentes que possam minar o seu desenvolvimento físico e psicológico.

Para que essa protecção se efective em Moçambique e no mundo é necessário que se adoptem normas e acções sólidas para o combate ao trabalho infantil, bem como desenvolver políticas, criar programas e incentivos para garantir que estas são cumpridas para salvaguardar o bem-estar e protecção da criança.

De acordo com a UNICEF cerca de 168 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil no mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos nos países pobres.

“Brincar e aprender”, esses é que deviam ser o trabalho das crianças no mundo!

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda