MarteloMarteloHoje, 17 de Julho celebra-se o Dia Internacional da Justiça ou Dia Internacional da Justiça Criminal. Este dia relembra a importância dos tribunais no respeito pelos direitos humanos e na manutenção da igualdade dos direitos internacionais e civis em todo o mundo.


Foi justamente a 17 de Julho de 1998 que se adotou o Estatuto de Roma, o tratado que deu luz ao Tribunal Penal Internacional. Este tribunal é responsável pelo julgamento dos crimes mais graves do planeta, desde genocídios a crimes contra a humanidade e crimes de guerra. (Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-justica-internacional/)

Vários países acordaram em cooperar com o Tribunal Penal Internacional. A jurisdição universal dita que quem quer que cometa uma violação de Direitos Humanos pode ser julgado em qualquer país, independentemente de onde o crime tenha sido cometido.

Fotografia: Desconhecido

O dia é aproveitado para promover a justiça criminal internacional e para chamar a atenção das massas relativamente a crimes graves que aguardam ainda julgamento ou o simples conhecimento da sua existência.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda