Mércia Castela Mércia Castela São no total 250 deputados eleitos em Outubro do ano passado (2019) por sufrágio universal e, ontem (13), foram empossados pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, os 247 deputados que se fizeram presente na Assembleia da República em Maputo.


Fazem parte deste grupo de deputados empossados a jovem Mércia Castela de apenas 24 anos de idade, que nasceu na província de Inhambane, mais concretamente no distrito de Massinga, de acordo com a nota publicada no Facebook da Conferência Nacional da Rapariga.

É a primeira e mais nova deputada a fazer parte do Parlamento Moçambicano. De acordo com a mesma fonte, apesar da Mércia ter nascido sem os membros superiores (deficiente desde a nascença), isso não a impediu de estudar e sonhar os seus sonhos. Ela cursou Direito na Universidade Pedagógica de Maxixe e agora como nova deputada poderá trazer novo alento e inspiração para os mais experientes que já conhecem a Casa do Povo há bastante tempo.

Este é um ganho e marco para a história de Moçambique, pois mostra que existe inclusão na política moçambicana e há sempre espaço para todas as pessoas, independentemente da sua raça, credo religioso, entre outros aspectos.

Recordar ainda que Mércia Castela, passou desde ontem (13) a fazer parte do novo corpo de deputados pela bancada da Frelimo e novo rosto que se junta aos demais que pela primeira vez, foram também empossados deputados.

Congratulamos a Assembleia da República e a bancada da Frelimo por este feito!

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda