No âmbito do Projecto “A Minha Voz Conta”
O Observatório dos Direitos das Crianças (ODC) realiza entre os dias 05 a 09 de Julho de 2022, a formação dos Sentinelas e do Ponto Focal do ODC na Associação Rede de Protecção à Criança de Sofala (SOPROC), Cidade da Beira, Província de Sofala.


Para o primeiro dia da formação, foram abordadas algumas matérias-chave a nomear: i) Introdução ao Projecto “A minha Voz Conta”; ii) Introdução ao ODC e por último, a Política de Protecção e Salvaguarda da Criança.

Na ocasião, a Coordenadora do ODC, Salomé Mimbir, apelou aos Sentinelas a adoptarem uma atitude de protecção, salvaguarda e zelo face às práticas culturais do patriarcado em relação aos direitos das crianças e das raparigas, particularmente, que são de forma incessante, violentados.

Filipe Boca, Director Executivo da SOPROC, advertiu aos recém-formados que poderiam encontrar vários desafios ao fazer o seu trabalho quotidiano dentro das comunidades onde serão alocados, nomeadamente, Nhamatanda, Dondo e Beira. Boca apelou aos formandos que deveriam começar a agir de forma imediata dentro das suas famílias e comunidades, pois a protecção da criança deve ser a tempo inteiro e em todas as esferas sociais.

O ODC é um produto do Projecto “A minha Voz Conta” uma iniciativa do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) e do Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), tendo como afiliados a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Mulher (MALHALHE), a Associação de Protecção à Criança de Sofala (SOPROC) e a Associação Amigos da Criança Boa Esperança (ACABE), com o apoio da União Europeia (EU), cujo objectivo consiste em melhorar a transparência, responsabilização e a prestação de contas dos actores estatais, das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e do sector privado no que concerne aos compromissos assumidos na área dos direitos e bem estar das crianças e das raparigas, e de forma particular, através do Observatório dos Direitos das Crianças (ODC), ora lançado em Junho último.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda