A equipa do Fórum do Sociedade Civil para os Direitos das Crianças – ROSC composta pelo Coordenador de Projectos, Edgar Bernardo e o Oficial de Visibilidade e Comunicação, Filipe Tumbo, realizou nos dias 11 e 12 de Agosto, uma visita de trabalho à Associação Juvenil para o Desenvolvimento Comunitário de Moçambique – AJUCOM, para se inteirar do trabalho implementado e aferir os resultados do projecto “Prevenção e Redução de Violência Baseada no Género, Gravidezes Precoces e Uniões Prematuras em Adolescentes e Jovens em Moçambique e Zimbabwe” nos primeiro seis meses do corrente ano.

Durante o primeiro dia (11), a equipa do ROSC reuniu-se com a equipa da Associação Juvenil para o Desenvolvimento Comunitário em Moçambique – AJUCOM, organização parceira no âmbito do projecto, ao nível do distrito de Guijá, província de Gaza.

Para o Ponto Focal de Campo da AJUCOM, Belmiro Machava, o encontro com a equipa do ROSC é mais valia para a AJUCOM e o distrito de Guijá. Machava destacou a realização das actividades feitas com as Lideranças Comunitárias, como as capacitações em matérias de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Uniões Prematuras e Gravidezes Precoces e dos Diálogos Inter-Geracionais que juntaram as raparigas e os adultos de referência do distrito de de Guijá (pais e encarregados de educação e líderes comunitários) para discutir e reflectir em torno destas temáticas relacionadas aos jovens e adolescentes, com objectivo de ajudar a romper as barreiras existentes de género na comunicação entre as duas gerações.

Durante o segundo dia (12), a equipa do ROSC deslocou-se à sede do Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Guijá onde teve um encontro com a Chefe de Repartição daquela instituição, Linda Zita, para estreitar as relações e buscar colaboração nas acções levadas a cabo pelo projecto com vista a dar uma resposta eficaz aos casos de violação dos direitos das raparigas e das uniões prematuras de forma especifica.

Durante o encontro, Zita fez saber que só no ano de 2021, durante o primeiro semestre, foram registados e encaminhados ao tribunal vinte (20) casos de Uniões Prematuras contra dois (02) casos do igual período deste ano (2022). Segundo a Chefe de Repartição do Serviço Distrital de Saúde da Mulher e Acção Social, o abrandamento dos casos de uniões prematuras naquele distrito pode justificar-se pelo esforço conjunto multissetorial que junta várias instituições como o Tribunal, a Acção Social, o SERNIC e as Estruturas Locais (Líderes Comunitários e Secretários de Bairro).

“Os Líderes Comunitários tem contribuído bastante na luta contra as Uniões Prematuras e contra a violação dos direitos das crianças aqui ao nível do distrito de Guijá” – acrescentou Zita.

Ainda no mesmo dia, a equipa do ROSC manteve um encontro com raparigas e líderes comunitários do projecto. Neste encontro a Líder Comunitária e Religiosa, Énia Chongo, corroborou com os pronunciamentos proferidos pela Zita e informou ao ROSC que ao nível da sua comunidade têm realizado palestras nas igrejas e nos bairros onde falam sobre a Violência Baseada no Género e têm disseminado a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras no âmbito do projecto em alusão.

Chongo informou que também têm feito promoção de intercâmbios religiosos entre as diversas igrejas para abordar a questão da violência baseada no género e uniões prematuras e que, sempre que fazem actividades com os líderes comunitários contam com a participação da polícia local.

Recordar que o Projecto “Prevenção e Redução de Violência Baseada no Género, Gravidezes Precoces e Uniões Prematuras em Adolescentes e Jovens em Moçambique e Zimbabwe” é implementado pela AJUCOM no Distrito de Guijá (Gaza) e Ka Maxaquene (Maputo) em Moçambique e em Zimbabwe é implementado pela SAFIRE e ROOTS com o apoio da Terre des Hommes Alemanha com o apoio do financiamento do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda