Directores das 3R assinam Memorando de EntendimentoDirectores das 3R assinam Memorando de EntendimentoCom apoio da Diakonia, Save the Children, Diakonia, Terre des Homme Alemanha, ChildFund International, Aldeia das Crianças SOS, Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e ADRA International.
Este é o entendimento dos Directores das 3R, nomeadamente Carlos Manjate da Rede CAME - Rede Contra Abuso de Menores, da Amélia Fernanda da Rede da Criança - RDC e da Benilde Nhalivillo do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança - ROSC, em relação a forma conjunta que as três organizações se uniram nesta empreitada para lutar e promover uma advocacia mais abrangente em prol dos direitos da criança ao nivel local, regional e internacional.

As 3 Redes procederam a 17 de Fevereiro deste ano, em Maputo, a assinatura do Memorando de Entendimento, documento contendo os princípios, valores e normas, os quais se regerá a Plataforma.

O Memorando de Entendimento (MdE), acima citado, pretende estabelecer as linhas gerais de actuação, aonde de forma conjunta, coordenada e articulada poderão fazer melhor a advocacia, monitoria em favor dos direitos da criança, regendo-se sempre pelos ditames que compõem o Mde, os quais devem ser seguidos à risca para o bom funcionamento da Plataforma 3R.

Benilde Nhalivilo – Directora Executiva do ROSC, reiterou durante a sua intervenção que esta Plataforma não vinha tirar lugar ou espaço a nenhuma outra que já existe no país. Disse mais que ao assinar-se o Memorando de Entendimento entre as 3R era forma de comungar e consolidar os objectivos e missão para a qual as organizações se juntaram que era e sempre será trabalhar e fortalecer a advocacia e monitoria em favor dos direitos da Criança.

Nhalivilo afirmou que para que tal se materializasse contava com cinco palavras ou princípios fundamentais que devem reger a Plataforma 3R, a nomear: união, equidade, igualdade, coordenação e perseverança, para que a Plataforma funcione.

Para o Director Executivo da Rede CAME, Carlos Manjate, a existência desta plataforma mostra que não só a vontade como a persistência podem trazer resultados como estes que aos olhos de todos se estava a presenciar que era a assinatura do Memorando de Entendimento da Plataforma 3R. Afirmou que seria necessário que fossem todos assertivos na planificação e implementação das actividades de forma conjunta para que tudo corresse da melhor forma possível.

Amélia Fernanda, Directora Executivo da Rede da Criança apelou aos Directores da Rede CAME e do ROSC para que houvesse mais proactividade e comunicação e diálogo, porque estes eram a arma fundamental para o bom funcionamento de uma Plataforma como esta que estava a nascer. Disse estar expectante que nesta plataforma grandes conquistas irão acontecer porque os três juntos ao juntar forças, experiências e sinergias eram mais fortes para responder a demanda.

Judas Massingue da Save The Children, tomou da palavra em representação aos parceiros que apoiam a iniciativa e disse que os apoiantes estavam satisfeitos e expectantes em relação a esta plataforma que nasceu e diz que os parceiros continuarão a apoiar as ideias que continuarem a sair dela, uma vez que de forma contínua tem vindo a apoiar iniciativas iguais a estas que muito advocam e promovem os direitos da criança em Moçambique.

Massingue recomendou aos Directores das 3R a que trabalhem de forma conjunta para tirar e dar e colher mais benefícios nesta parceria e a não trabalharem de forma individual. Reiterou ainda a vontade de ver a Plataforma 3R a se tornar robusta e pronta a responder a demanda por questões relacionadas a criança e acima de tudo ver resultados e produtos concretos na influência de políticas públicas para o benefício da criança em Moçambique.

Para Kino Caetano, Presidente do Parlamento Infantil, que também esteve na assinatura do memorando, na qualidade de representante das crianças, este marco mostra o cometimento da Plataforma 3R em trabalhar em prol dos direitos da criança em todos os níveis (advocacia, promoção e protecção) e isso é mais do importante porque mais do comprometimento é a reafirmação de um trabalho que as três redes já vem fazendo nestas matérias que tem a ver com os direitos da criança em Moçambique.

Salientar que Plataforma 3R, existe desde o ano passado (2018), aonde decidiram juntar sinergias e forças para trabalharem em conjunto em prol da promoção e protecção dos direitos da criança em Moçambique, actividade que vem se mostrando frutífera, pois no ano passado conseguiu-se realizar dois grandes feitos: (i) elaboração por parte das 3R numa mensagem alusiva a comemoração dos 20 Anos da Carta Africana dos Direitos e do Bem-Estar da Criança; (ii) As 3R realizaram no dia 20 de Novembro de 2019, um Seminário sob o lema “Proteger os Direitos da Criança é Abrir um Horizonte de Sonhos” para celebrar os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança.

Participantes do evento afirmaram que a iniciativa era boa e que esperavam que daqui a alguns anos a Plataforma 3R mostrasse que evolui na implementação de medidas para o garante dos direitos da criança em Moçambique e que as leis de promoção e protecção dos direitos da criança sejam disseminados para as regiões recônditas e quiçá em várias línguas para o entendimento de todas as crianças em Moçambique.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda