Estas, são uma parte das falas da Salomé Mimbir, Oficial de Programas do ROSC e Coordenadora do ODC, durante a participação da equipa do ROSC no Programa “Direitos da Criança” da Rádio Wimbi, sobre as diferentes acções que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Movimento EU+, financiado pelo Programa IGUAL e pela Save The Children Moçambique.

O Programa da Rádio Wimbi, na província de Cabo Delgado, teve lugar na tarde de sábado, dia 01 de Outubro de 2022. O mesmo passa todos os dias das 13:00 às 14:00 horas, com o objectivo de trazer conversas em torno da protecção e promoção dos direitos das crianças na província de Cabo Delgado.

Mimbir instou a necessidade de se ter líderes religiosos, tradicionais, comunitários, pais e encarregados de educação que repudiam e denunciam as uniões prematuras, engajando-se para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual rapazes e raparigas gozam dos mesmos direitos.

A Activista Social reiterou ainda que era necessário eliminar as práticas nocivas de género como as uniões prematuras no país. “O combate às uniões prematuras não é um mero capricho da sociedade civil, mas uma necessidade para o desenvolvimento do país. As uniões prematuras e as suas consequências constituem gastos imensuráveis em saúde, nutrição entre outras” – afirmou Mimbir. 

Durante o tempo de antena, os ouvintes também tiveram a oportunidade de interagir com Mimbir e sanaram as suas dúvidas sobre o conceito de união prematura, da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras, do próprio Movimento EU+ e as várias situações que têm vivenciado nas suas comunidades.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda