Chama-se Albertino Pensa e é Líder Comunitário na província de Manica, Distrito de Tambara e saiu do grupo dos líderes tradicionais capacitados em matéria de VBG e Uniões Prematuras em Agosto do corrente ano, no âmbito do Movimento EU+.

Ele recuperou uma menor de 13 anos de idade, no Distrito de Tambara, que se encontrava em uma união prematura com um adulto de 28 anos idade. O líder organizou uma sessão de sensibilização aos pais da menor, onde lhes mostrou que as uniões prematuras são um mal e que unir uma criança maritalmente é crime, de acordo com a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras.

O Activista Social mostrou aos pais da menor que era importante proteger os direitos das crianças e que a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras diz que só depois de completar os 18 anos de idade é que uma rapariga podia casar.

Os pais da menor confessaram que haviam entregue a sua filha menor em troca duma capulana e sabonete como lobolo. Confessaram que estavam arrependidos e sensibilizados. De imediato, trataram de ir buscar a menor e a trouxeram de volta a casa. Ela já está no convivio familiar e já regressou à escola.

De realçar, que o engajamento dos líderes para prevenção e combate às uniões prematuras é uma iniciativa do Movimento EU+, um movimento de divulgação massiva da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras, financiado pelo Programa IGUAL e Save the children Moçambique.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda