Shanaya Jacinto é uma das alunas que frequenta a 7ª classe na Escola Primária Completa da Coop, Cidade de Maputo, que no quadro das celebrações do Dia Internacional que se assinala hoje (11 de Outubro), deixou ficar estas palavras como um apelo para que todas a todas as raparigas de Cabo Delgado.

Jacinto disse que “Queria pedir as meninas de Cabo Delgado para ter muita força e nunca devem perder o sorriso.”

A equipa do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) e Observatório dos Direitos das Crianças (ODC) composta pela Sentinela Djeci Sambane ( ODC-Maputo), Francisca Noronha, Oficial de Comunicação e Advocacia e Oficial de Projectos e Assistente de Comunicação do ROSC, Laurinda Mandlate, fizeram-se na manhã de hoje, à Escola Primária Completa da Coop, para reflectir e ouvir a opnião das raparigas sobre a passagem desta data sob forma duma palestra sob tema “Lei da Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças ( Lei n o7/2008)”.

Participaram deste evento, as raparigas, a Direcção da Escola e alguns Professores.

Na ocasião, a Directora da Escola, Dra. Mandlate, aproveitou o ensejo para agradecer ao ODC por aproximar-se a escola e juntos celebrar o Dia da Rapariga. A mesma lembrou aos petizes que o Dia Internacional da Rapariga era um marco importante na luta pelos Direitos das Raparigas a nível mundial. Instou as raparigas para que continuem a lutar para ganhar o seu espaço e a lutar para que os seus direitos fossem respeitados.

Por sua vez, a Sentinela Djeci, de forma carinhosa começou por perguntar às raparigas se as mesmas conhecem os seus direitos e se já conheciam a Lei nº7/2008, a Lei de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças.

Sambane explicou que esta lei é importante porque vela pelos direitos das crianças na medida que obriga a que todos envidem esforços para respeitar, cumprir e garantir os direitos das crianças em Moçambique.

A Oficial de Comunicação e Advocacia do ROSC, Francisca Noranha, por sua vez, abriu espaço para que as raparigas partilhassem as suas percepções e opniões sobre a situação da rapariga no país e as incentivou a partilharem mensagens especiais para as crianças e raparigas da província de Cabo Delgado sobre a passagem desta efeméride.

“Para as crianças, em especial as raparigas de Cabo Delgado, eu quero pedir a elas para que sejam fortes, não desistam dos seus sonhos” – Salma Géssica Muchanga.

“As raparigas de todo o Moçambique não devem aceitar as uniões prematuras e devem lutar contra todo o tipo de violência” – Maira Jorge.

“Queria pedir as meninas de Cabo Delgado para ter muita força e nunca devem perder o sorriso.”

“É possível realizar sonhos, basta não desistir, ter foco e continuar a pensar que tudo pode acontecer” – Marta Noé Fernando

“É preciso continuar a lutar para que os nossos direitos sejam respeitados. A todas raparigas de Cabo Delgado, eu apelo para que não desistam dos seus direitos” – Dina Bennet

Estas actividades inserem-se no âmbito do Observatório dos Direitos das Crianças. O ODC é um produto do projecto “A minha Voz Conta” uma iniciativa do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança - ROSC e do Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil - CESC em parceria com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Mulher (MALHALHE), Soproc- Rede de Protecção da Criança de Sofala e ACABE - Associação Amigos Da Criança Boa Esperança como afiliados, com o apoio da União Europeia em Moçambique (EU).

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda