Um encontro intergeracional entre adolescentes, jovens e adultos foi realizado ontem (17), em Xnvongwene, no Distrito de Guijá, na província de Gaza.

Este encontro foi liderado pelo Sr. Horácio Macuacua, Líder Comunitário e contou com a Assistência do ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança. O diálogo reuniu 30 pessoas, entre, adultos, adolescentes e Jovens e  discutiu-se em torno das estratégias a serem adoptadas para a prevenção, o combate às gravidezes precoces e às uniões prematuras.

O encontro pretendia igualmente, quebrar o gelo no que tange às barreiras comunicacionais que existem entre estas camadas (adolescentes, jovens e pessoas adultas).

No decorrer do encontro e durante as conversas que foram desencadeadas foi possível aferir que o tema “Sexualidade” é um tema pouco explorado no espaço familiar, o que propicia com que as raparigas fiquem grávidas precocemente e estejam vulneráveis para entrar em uniões prematuras e, por isso, ser fulcral a questão da ampliação dos espaços de diálogo.

Foram reconhecidos, também, outros desafios estruturais que limitam as raparigas a nível da região. A educação formal termina na 7ª classe, o que faz com que muitas raparigas não consigam seguir com os estudos devido às limitações financeiras dos educadores.

Como compromisso, os participantes prometeram que iriam continuar a fazer mobilizações nas comunidades, nas escolas e nas igrejas de modo a gerar uma transformação e consciência colectiva na luta contra as uniões prematuras e gravidezes precoces.

Esta actividade é realizada no âmbito do Projecto “Prevenção e Redução da Violência baseada no Género, Gravidezes Precoces e Uniões Prematuras em Moçambique e Zimbabwe”, implementado em Moçambique pelo ROSC, em parceria com a AJUCOM e a KUTENGA e pelo ROOTS e SAFIRE, em Zimbabwe. Este projecto conta com o apoio da TDH-Alemanha e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha – BMZ.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda