dia internacional familiadia internacional familiaA data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de Maio como o Dia Internacional da Família.

Objectivo da Data: Difundir a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil, reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família. Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/.


Importância e o papel da Família em tempo da COVID-19
A família é o núcleo principal que promove a educação dos filhos, onde se transmitem os valores e crenças que acompanham a criança do hoje que será o adulto do amanhã.

Moçambique vive o Estado de Emergência e as famílias moçambicanas vivem o isolamento social imposto pelo Governo por causa da pandemia da COVID-19 como medida para conter a propagação e contágio por esta doença.

Por isso, muitas famílias moçambicanas têm em suas casas seus filhos que não vão a escola porque as mesmas (escolas) encontram-se temporariamente fechadas para proteger as crianças e jovens, reduzindo assim as chances de se tornarem vetores da COVID-19 para suas famílias e comunidade.

Há necessidade de que as crianças se sintam seguras e protegidas dentro de casa com os seus familiares e para que isso se materialize neste tempo de isolamento social é necessário que os pais expliquem aos filhos o que é a doença do Coronavírus COVID-19, prestando sempre a atenção se ela entende ou não o que lhe é explicado e, dizer a ela que pode a qualquer momento que tiver alguma dúvida sobre o assunto, poderá lhe perguntar sem nenhum receio.

É preciso que se explique aos filhos que elas não estão de férias, apenas estão em casa devido a doença do Coronavírus COVID-19, que é uma doença de fácil contágio e rápida propagação.

É preciso incentivar as crianças a estudar, procurando modalidades alternativas e dividir o tempo entre as brincadeiras e tempo para estudar assim como é preciso ensinar as medidas de prevenção contra a COVID-19.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda