Após dedicação das Mesquitas, igrejas, Madrassas e outros locais de culto religioso, no ano passado, agora chegou a vez das escolas como foco principal da sensibilização e divulgação da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras na província de Cabo Delgado.


As Activistas Sociais do Movimento EU+, nomeadamente, Vânia, Alexandrina e Paulina fizeram-se no dia 14 de Fevereiro de 2023, a Escola Primária Sede localizada no Distrito de Montepuez com o propósito de fazer palestras de sensibilização e divulgação desta lei às alunas. Das palestras realizadas participaram 176 alunas com idades compreendidas entre os 11, 12,13, 14, 15, 16 e 17 anos de idade.

Algumas alunas informaram que a lei era uma novidade, mas outras afirmaram que já tinham ouvido falar dela com familiares e na comunidade. De acordo com as activistas, foi notório perceber que à medida que iam sendo transmitidas as mensagens - chave havia uma curiosidade patente sobre a idade para o casamento e como denunciar casos de uniões prematuras.

Referir que actividades decorrem no âmbito do Movimento EU+, movimento de divulgação massiva da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras, iniciativa do ROSC, CESC, WLSA Moçambique, FDC, Rede da Criança, Rede CAME, JOSSOAL (Manica), UKHAVIHERA e PROMURA (Cabo Delgado), MALHALHE (Inhambane), SOPROC (Sofala), ACABE (Niassa) e OKHALA W` AMIRAVO (Nampula), financiado pelo Programa IGUAL e a Save the Children.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda