Menor de 16 anos de idade, de nome Nélia (nome fictício) foi resgatada de uma união prematura em 2022, pelo Movimento Eu+ jáestá reintegrada na Escola Secundária Maguiguana, no Distrito de Magude.


Para que a Nélia fosse resgatada da união prematura foi necessário que o grupo multissectorial composto pelas organizações como a MULEIDE, ROSC, LHAYISEKA, Polícia, o Gabinete de Atendimento a Família e Menor vítima de Violência e a Acção Social trabalhassem de forma coordenada.

Esta força conjunta conseguiu que a menor quese encontrava grávida na altura e agora com um bebé, regressasse ao convívio familiar em Magude, após a sensibilização e consciencialização aos seus familiares sobre o mal que as uniões prematuras fazem na vida das raparigas bem como a condenação para cada interveniente no processo, desde o auxílio a união com menor, a omissão de um caso e cúpula com a menor que pode resultar na transmissão de doenças.
Após sessões de sensibilização, a família da Nélia a recebeu de volta a casa em 2022. Durante o ano de 2022, Nélia havia perdido o ano escolar. Mediante esforços conjugados entre as partes ( ROSC, Estruturas Locais e Educação), Nélia já está a realizar um dos seus sonhos, que é voltar à escola.

Ela está a frequentar a 10º classe na Escola Secundária Maguiguana e está muito feliz por estar de volta à escola. Actualmente é activista social do ROSC e têm vindo a partilhar a sua história por forma a ajudar e a incentivar as outras raparigas da sua idade a não aceitar se unir prematuramente.

Memorar que o Movimento Eu+ é o movimento dedivulgação massiva da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras, uma iniciativa do ROSC, CESC, WLSA Moçambique, FDC, Rede CAME, JOSSOAL (Manica), UKHAVIHERA e PROMURA (CaboDelgado), MALHALHE (Inhambane), Soproc- Rede de Protecção da Criança de Sofala, ACABE (Niassa) e Okhala W'Amiravo (Nampula), financiado pelo Programa IGUAL e Save the Children em Moçambique.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda