Duas escolas da província de Sofala, nomeadamente a Escola Secundária Mateus Sansão Mutemba (Beira) e a Escola Secundária de Machorote (Dondo) têm as turmas superlotadas com um rácio de 150 alunos por Professor.

As escolas acima mencionadas vivem este drama desde o mês de Fevereiro do ano em curso.
Esta informação foi obtida pelos sentinelas do Observatório dos Direitos das Crianças (ODC) baseados nos Distritos da Beira e Dondo durante as palestras nestas escolas.

De acordo com os regulamentos internos destas escolas, inspirados no Plano Estratégico da Educação 2020-2029, a qual estabelece que um professor não pode estar para mais de 50 alunos em uma turma, e que reconhece a superlotação como um desafio no processo de ensino e aprendizagem constituindo por isso uma barreira pra o alcance das metas do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável nrº 4, Educação de qualidade para todos até 2030.

E por isso, alertamos a Direcção Provincial da Educação da Beira, Direção Provincial de Género, o Governo Provincial e o Secretário de Estado para a tomada de medidas urgentes para que sejam criadas condições mínimas para a continuidade das aulas nos padrões mínimos com os quais o Governo se comprometeu.

Referenciar que o Observatório dos Direitos das Crianças é produto do Projecto “A minha Voz Conta” uma iniciativa do ROSC e do CESC, em parceria com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Mulher (MALHALHE), Associação de Protecção à Criança de Sofala (SOPROC) e a Associação Amigos da Criança Boa Esperança (ACABE) como afiliados, com o apoio da União Europeia.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda