Um grupo de Raparigas Estudantes de Três escolas da Ponta do Ouro, nomeadamente, Escola Comunitária da Graça Machel, Escola Primária Completa da Ponta de Ouro e Escola Primária Completa Armando Emílio Guebuza, no Distrito de Matutuine, criaram na quinta-feira passada (03 de Maio de 2023), um movimento designada “Desenvolve Rapariga” com o objectivo principal de lutar para a prevenção e o combate ao assédio e abuso sexual nas escolas e comunidades.

Este movimento terá como prioridade principal se cingir ao Plano de Acção desenhado que contém 04 (quatro) categorias principais:

1. ASSÉDIO E ABUSO SEXUAL: (i) Realizar-se ão palestras e campanhas porta a porta sobre estas temáticas; (ii)Produção de material IEC para prevenção e luta contra o assédio e abuso sexual; (iii) Identificar, denunciar e encaminhar casos para o Serviços de Atendimento a Adolescentes e Jovens (SAAJ) e outros Mecanismos;
2. EXPLORAÇÃO E PROSTITUIÇÃO INFANTIL: Realizar-se-ão palestras de sensibilização sobre a exploração e prostituição infantil com adultos e crianças (Encarregados de Educação, raparigas estudantes das escolas, Líderes Comunitários e Religiosos, Jovens e Pais das comunidades);
3. GRAVIDEZES PRECOCES, ÁLCOOL E DROGAS VS ABANDONO ESCOLAR: (i) Identificar e elaborar os perfis das raparigas fora da escola; (ii) Raparigas que abandonaram a escola para a sua reinserção escolar (raparigas até os 18 anos de idade); (iii) Realizar palestras de sensibilização sobre estas temáticas com os pais, estudantes, jovens, pais, líderes comunitários; (iv) partilhar histórias de superação dos vícios de álcool e drogas e convidar as sobreviventes das uniões prematuras e outros males com chamariz para que os que estão sob os vícios venham a lutar para sair destes males;
4. MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR: (I) Criar um grupo de apoio escolar para ajudar outras raparigas que têm notas baixas a elevar as suas notas; (ii) Realizar sessões semanais de estudos entre alunas; (iii) Identificar os vários problemas vivenciados pelas alunas dentro da escola e na comunidade.

As 28 Activistas Sociais prometeram à equipa do ROSC representada pela Salomé Mimbir (Oficial de Programa do ROSC), Belmira Mondlane (Oficial de Projectos de Uniões Prematuras e Gravidezes Precoces) e Laurinda Mandlate (Oficial de Projecto Nossas Vozes, Nossos Corpos) que começariam a partir daquele momento a implementar o Plano de Acção.

Memorar que esta actividade foi realizada no âmbito do Projecto “Nossas Vozes, Nossos Corpos” implementado pelo ROSC e conta com o apoio do Programa ALIADAS.

 

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda