Lágrima António, Sentinela de Inhambane, obteve esta informação quando visitou ontem, visitou no dia 25 de Maio de 2023, o Comando Provincial de Niassa, onde esteve à conversa com a Helena Kazula, Chefe do Gabinete de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência.

Durante a conversa, Kazula partilhou a sua satisfação em relação às denúncias feitas pelas comunidades, particularmente as denúncias feitas pelas mulheres e raparigas nestes meses, sendo que anteriormente a maior parte das mulheres das comunidades não faziam denúncias de casos de violência.

A Chefe do gabinete acima referenciado fez saber que os Líderes Comunitários também têm se engajado nas acções de sensibilização em temáticas sobre Violência Baseada no Género e sobre os Mecanismos de Denúncia.

Dados fornecidos pelo Gabinete durante os meses de Janeiro a Maio de 2023, mostram que foram denunciados os casos:

· Casos de Tratos Sexuais com Menores (0);

· Casos Cíveis (58);

· Casos de Uniões Prematuras (25);

· Casos de Crianças Perdidas (50).

Memorar que o Observatório dos Direitos das Crianças é produto do Projecto “A minha Voz Conta” uma iniciativa do ROSC e do CESC, em parceria com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Mulher (MAHLAHLE), Associação de Protecção à Criança de Sofala (SOPROC) e a Associação Amigos da Criança Boa Esperança (ACABE) como afiliados, com o apoio da União Europeia.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda