Distribuição de máscaras na comunidadeDistribuição de máscaras na comunidadeOs membros do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança -ROSC, estão engajados na luta contra a pandemia da COVID-19 através de divulgação de mensagens, capacitação dos colaboradores e seu grupo alvo nas comunidades.


O Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança – ROSC e seus membros reuniram-se no dia 07 de Maio do presente ano, via Plataforma WhatsApp, para debater e partilhar experiências em volta das acções levadas a cabo face a COVID-19 e também se debruçar em questões relacionadas com o fortalecimento e coordenação da rede.


Recordar que o Coronavírus COVID-19 foi declarado a 11 de Março pela Organização Mundial da Saúde – OMS, uma pandemia global devido a sua rápida propagação pelo mundo, e Moçambique faz parte dos países afectados.
Diante deste cenário, o Governo, Autoridades Sanitárias, OSC e a população são chamados a tomada de medidas preventivas para conter a propagação e o contágio de pessoas pela COVID-19.


Por isso o ROSC, uma rede de organizações que trabalha em prol da promoção e protecção dos direitos da criança em Moçambique se reuniu com os seus membros para se inteirar de perto quais e que tipo de acções cada um está a fazer para combater a COVID-19.


A resposta dos membros foi precisa e os mesmos afirmaram que muito esta sendo feito para a tomada das medidas preventivas face a pandemia.
Destacaram a realização de acções de sensibilização e mobilização comunitária para a prevenção da COVID-19, através de fotografias e vídeos que ilustram a confecção de máscaras e sua distribuição nos mercados, feiras, mercearias e locais de aglomeração de pessoas.


Realçaram ainda como acção prioritária a distribuição de material higiénico como sabão e produtos de limpeza e a disseminação de informação (distribuição e colagem de cartazes, panfletos informativos sobre as medidas de prevenção da COVID-19) nas comunidades.


Como desafio foi destacado a exiguidade de recursos para responder a pandemia da COVID-19, visto que a maior parte das acções programadas para o presente ano tem em vista financiar outros programas de desenvolvimento.


Na ocasião, os participantes do debate elogiaram a iniciativa do ROSC por juntar os membros nesta plataforma em uma única e viva voz.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda