O Observatório dos Direitos das Crianças - Moz (ODC) informou no dia 26 de Outubro de 2023, a StrongLive TV, a MEGA TV e a sociedade em geral que está a realizar assistência jurídica a menores vítimas de violação sexual e que graças a este trabalho o Tribunal Judicial do Distrito de Boane, na Secção de Menores condenou o Professor de 37 anos de idade, a 12 anos de prisão, por este ter abusado sexualmente sua aluna, na Escola Primária 1 de Junho.

O ODC repudiou a atitude do Professor e alerta que a violação sexual é um crime público e que deve ser denunciado por todos. Salienta ainda que na Escola, a figura do Professor deve ser um exemplo na protecção e salvaguarda dos Direitos das Crianças.

O ODC fez-se representar na StrongLive pela Oficial de Comunicação e Advocacia do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC), Francisca Noronha, e pela Oficial de Projectos Contra Uniões Prematuras no Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC), Belmira Mondlane, na MEGA TV, ambas deram a conhecer que o ODC dispõe de uma Linha de Denúncia (87 7999 666) aberto ao público através da qual podem ser denunciados todos os tipos de violações que atropelam os direitos das Crianças.

O ODC é uma iniciativa do Forum da Sociedade Civil para os Direitos da Crianca - ROSC e do Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil - CESC com o apoio da União Europeia em Moçambique.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda