Líderes Comunitários do Distrito Municipal KaMaxaquene, em Maputo, beneficiaram de uma capacitação sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, Violência Baseada no Género e Uniões Prematuras entre os dias 30 de Maio até 01 de Junho de 2022.


A capacitação nestas matérias visava:
• Despertar a consciência das Estruturas Locais para os males da VBG / UPs dando a conhecer os principais conceitos, causas e consequências, de igual modo, os procedimentos e mecanismos de denúncia;
• Identificar os tipos de VBG recorrentes em suas comunidades contra as raparigas;
• Persuadir as Estruturas Locais para a adopção de medidas com vista a prevenção e erradicação da VBG e UPs nas comunidades e assim, assumir o compromisso de serem agentes de mudança.

João Vicente, Líder Comunitário, afirmou: “Sinto que tudo que eu aprendi, deixa-me mais forte. Com tudo o que aprendi nesta capacitação ganhei visão e coragem para poder trabalhar e transmitir o conhecimento à minha comunidade.”

Por sua vez, Atália (Apelido) referiu que se sentia muito feliz com o que aprendera. “Quando aqui cheguei, não estava bem, mas há muita coisa que aprendi que aliviou meu coração. Assim, também poderei ajudar outras pessoas que são vítimas de violência e estão a sofrer, sem saber como agir nessa situação.”

Recordar que esta capacitação surge no âmbito do Projecto “Prevenção e Redução da Violência baseada no Género, Gravidezes Precoces e Uniões Prematuras em Moçambique e Zimbabwe”, um consórcio entre o ROSC, FDC, ROOTS e SAFIRE, que em Moçambique está a ser implementado nas províncias de Maputo e Gaza, e conta com apoio da TDH Alemanha.apoio da TDH Alemanha.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda