Mais de 60 homens e rapazes comprometem-se em adoptar posturas de diálogo e respeito aos direitos humanos das mulheres e particularmente de raparigas do distrito de Ancuabe, Província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique.


O compromisso foi manifestado na última semana, na sequência dos dois diálogos intergeracionais promovidos pelo ROSC, no quadro do projecto “Esperança para Cabo Delgado”, financiado pela Fundação Aga Khan.


“Estas encontros têm sido muito importantes porque estamos a aprender a conversar e a entender que nós como homens temos uma grande responsabilidade para o respeito aos direitos das raparigas do nosso distrito. Gostaríamos que estas sessões fossem constantes para podermos aprender mais como nós os homens podemos participar na luta contra as uniões prematuras e outras formas de violência”, afirmou Augusto Farijala, um dos participantes das sessões.

Os diálogos intergeracionais fazem parte das várias acções que visam desconstruir normas, práticas e atitudes promotoras das uniões prematuras, gravidezes precoces e outras formas de violação dos direitos humanos das mulheres e raparigas em especial, através da promoção de masculinidades positivas.


Até finais de outubro de 2024, o projecto prevê realizar um total de 30 diálogos intergeracionais, tendo, até ao presente momento, sido promovidos 10 sessões.

 

Maputo, 29 de janeiro de 2024.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda