Dia da Criança AfricanaDia da Criança AfricanaHoje (16) de Junho, comemora-se o Dia da Criança Africana e Moçambique faz parte do continente Africano.

Para este ano o lema escolhido para a celebração da quinzena da criança é “"Proteger a Criança é Garantir o Futuro de Moçambique,” por forma a que o bem-estar das crianças seja materializado na sua totalidade e que o governo, sociedade civil e outras entidades que trabalham na área de protecção da criança possam juntos encontrar soluções para assegurar que o previsto na Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança (CADBEC) se realize.
A equipa do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança parabeniza a todas crianças africanas pela passagem deste dia e de forma particular as crianças moçambicanas.


O ROSC ao felicitar as crianças africanas e de forma particular às crianças moçambicanas por este dia, olha também aos vários problemas vivenciados pelas crianças que tem a ver com a violação dos seus direitos devido aos conflitos armados, fome, exclusão social, educação sem qualidade e outros males como por exemplo a pandemia da COVID-19, que já vitimou uma criança.


O continente africano enfrenta vários desafios no que tange ao garante dos direitos da criança, porque para além do fraco acesso a educação, também existe o trabalho infantil, a prostituição e outros problemas por resolver.


É necessário que os países africanos busquem soluções imediatas para que as crianças possam crescer em ambiente aonde impera a paz em todos os sentidos e que o interesse da criança esteja no topo da agenda dos governos africanos.


Bem haja o Dia da Criança Africana!

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda