Chama-se Josefina Arnaldo (nome fictício) e tem 16 anos de idade. Na data da união prematura, Josefina frequentava a 5ª classe e teve que abandonar os estudos. Ela vive na Comunidade de Nhaurire na Cidade de Chimoio, província de Manica. Josefina foi obrigada pela tia a unir-se prematuramente com Florêncio Nazário (nome fictício) de 18 anos de idade, também residente na mesma comunidade.

Os vizinhos da menor envolvida na união prematura, acompanharam durante algum tempo a situação e indignados decidiram agir e levar o caso ao conhecimento das activistas do Movimento Eu+ no dia 18 de Abril de 2023.

As activistas do Movimento Eu+ (movimento de divulgação massiva da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras) fizeram um trabalho de rastreio e sensibilização que culminou com o resgate da rapariga desta união prematura.

Actualmente Josefina voltou a viver com a tia e para o ano 2024, ela contou que pretende retornar à escola e a sua tia teve a oportunidade de participar em palestras realizadas pelas activistas do Movimento Eu+ sobre as uniões prematuras (prevenção e combate). Assim, a Comunidade do Nhaurire e comunidades adjacentes da Cidade de Chimoio continuam a ser alvo das palestras ministradas por activistas do Movimento Eu+.

Lembrar que o Movimento Eu+ é o movimento de divulgação massiva da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras, iniciativa do ROSC, CESC, WLSA Moçambique, FDC, Rede da Criança, Rede CAME, JOSSOAL (Manica), UKHAVIHERA e PROMURA (Cabo Delgado), MALHALHE (Inhambane), SOPROC (Sofala), ACABE (Niassa) e Okhala W'Amiravo (Nampula), financiado pelo Programa IGUAL e a Save the Children.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda